Dados da Energisa, responsável pelo fornecimento de energia nos 139 municípios tocantinenses, apontam que 150 colisões com postes foram registradas no 1º semestre de 2025, impactando no fornecimento de 114 mil pessoas no Estado. Guaraí se destaca entre as cidades com mais ocorrências.

 

Apenas Palmas, com 11 casos, aparece à frente de Guaraí, que está empatada com Araguaína, Gurupi e Formoso do Araguaia, todas com 4 casos. Ao todo, 50 cidades tiveram o abastecimento afetado por este motivo. Houve uma leve redução em relação ao mesmo período do ano passado (19 registros a menos).

 

Trata-se de um problema substancial, que atinge residências, comércios e até serviços essenciais, como hospitais, escolas e sistemas de abastecimento de água. Durante o mês de julho, período de praias e férias no Tocantins, o risco tende a aumentar com o fluxo maior de veículos nas rodovias e áreas urbanas.

 

Além dos transtornos e prejuízos coletivos, os custos para reparar os danos ficam sob responsabilidade do condutor ou responsável pela colisão. Dependendo do tipo de estrutura atingida, os valores podem ultrapassar os R$ 35 mil. Em muitos casos, há também risco de ferimentos graves ou até mortes.

 

A Energisa orienta que, em caso de colisão com a rede elétrica, especialmente em veículos fechados, o ideal é não tocar em cabos caídos nem estruturas metálicas próximas. Se possível, permaneça no interior do veículo e aguarde ajuda do Corpo de Bombeiros ou das equipes especializadas da concessionária.