Foi promovida entre a manhã e tarde desta quarta-feira, 18 de junho, a 1ª edição da Conferência da Cidade de Guaraí. Durante o evento, realizado nas dependências do Centro de Eventos “Saboião”, os presentes definiram as propostas e delegados que vão representar o município na etapa estadual da conferência, que está agendada para acontecer em agosto na capital Palmas.

 

As discussões estavam focadas em três eixos principais: Habitação, Saneamento e Mobilidade; Planejamento Territorial e Regularização Fundiária; além de Gestão Democrática e Participação Social. A plenária era aberta para qualquer pessoa interessada, mas a maior parte dos presentes era formada por representantes do Poder Público e de entidades da sociedade civil organizada.

 

Os trabalhos foram conduzidos pela Secretaria Municipal da Mulher, Habitação e Regularização Fundiária, responsável pela organização da conferência. Cada um dos grupos temáticos apresentou propostas para serem defendidas na etapa estadual. As propostas aprovadas em tinham como tema a infraestrutura urbana, políticas habitacionais e o fortalecimento dos canais de participação popular.

 

Foto: Guaraí Notícias

Delegados que vão representar Guaraí na etapa Esadual da conferência.

 

Origem da conferência

 

A Conferência da Cidade foi instituída no Brasil a partir da criação do Estatuto da Cidade, sancionado em 2001 pela Lei Federal Nº 10.257. O dispositivo legal deu mais voz à sociedade na formulação das políticas públicas. Desde então, as conferências começaram a ser realizadas periodicamente como um mecanismo de participação social, com a primeira edição nacional ocorrendo em 2003.