Parentes de pessoas desaparecidas em todo o Tocantins poderão, entre os dias 5 e 15 de agosto, doar material genético para auxiliar nas buscas. A coleta poderá ser feita em 12 cidades do Tocantins, incluindo Guaraí, fortalecendo as investigações com dados que alimentam bancos nacionais. A iniciativa integra uma ação do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal.

 

Em Guaraí, a coleta será feita no Instituto Médico Legal (IML). Todas as amostras coletadas em cada uma das 12 cidades serão processadas pela Delegacia de Polícia Interestadual, Capturas e Desaparecidos (Polinter), sediada na capital Palmas. O objetivo é cruzar o DNA de familiares com perfis genéticos encontrados por todo o país, ampliando assim as chances de localização.

 

Para doar, é obrigatório ter um boletim de ocorrência de desaparecimento, mesmo que registrado em outro estado. Também é necessário apresentar documentos pessoais. É interessante que principalmente pais, filhos ou irmãos da pessoa desaparecida doem material. Caso esses parentes não estejam disponíveis, itens pessoais da vítima, como escovas de dente, podem servir.

 

Marciley Alves Bastos, chefe do Laboratório de Genética Forense, explica que o procedimento é rápido e indolor, feito com uma esponja na parte interna da bochecha. “O DNA coletado é usado apenas para a busca de desaparecidos e não será utilizado para outras finalidades”, reforça. Em Guaraí e nas demais cidades, a ação busca dar respostas para famílias que vivem esta angústia.

 

Endereços de coleta de DNA:

 

- Araguatins: Rua Quintino Bocaiúva, nº 206, Centro

- Araguaína: Rua Guanabara, nº 100, Setor Urbano

- Arraias: Rua da Independência, Quadra 21, lote 01, Centro

- Colinas do Tocantins: Rua São João, Qd A, Lt 16, nº 604, Setor Santo Antônio

- Dianópolis: Rua Nilo Rodrigues de Santana, nº 200, Setor Novo Horizonte (Prédio do Detran)

- Guaraí: Av. Paraíba, esquina com Av. Pará, nº 1265, Bairro Norte Rodoviário

- Gurupi: Rua A, Qd 06, nº 281, Setor Cruzeiro

- Natividade: Rua Dr. Zacarias, Qd 31, Lote 7-A, Setor Nova Esperança

- Palmas: Laboratório de Genética Forense, Quadra 304 Sul, Av. NS 04, Lote 02 (ao lado do IML)

- Paraíso do Tocantins: Rua Carlos Gomes, nº 1010, Setor Jardim Paulista

- Porto Nacional: Av. Antônio Aires Primo, s/n, Sala 03, Centro

- Tocantinópolis: Rua Paraíba, s/n, Setor Rodoviário