Um grupo formado por cerca de 150 alunos e professores de duas unidades de ensino estaduais de Guaraí (Escola Estadual Raimundo Alencar Leão e o Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres) esteve na Câmara de Vereadores na manhã desta terça-feira (12/03), com o objetivo de cobrar explicações dos parlamentares a respeito das recentes demissões de servidores contratados, alguns deles dispensados após vários anos à fio de serviços prestados.

 

A iniciativa de procurar o parlamento foi tomada depois que notícias chegaram até as unidades de ensino, dando conta de que alguns vereadores e outras lideranças políticas locais estariam dividindo entre si, sem ouvir a comunidade escolar, indicações para o preenchimento de cargos de merendeira, auxiliar de serviços gerais e vigia noturno, a pedido de deputados estaduais, estes por sua vez beneficiados por critérios partidários estabelecidos pelo Governo do Estado.

 

Foto: Guaraí Notícias

Grupo formado por alunos e professores de duas escolas estaduais de Guaraí lotou o plenário da Câmara para pedir explicações dos representantes eleitos.

 

Apesar de reconhecerem e darem detalhes de como funcionou a distribuição de cargos por parte do Governo do Estado em Guaraí, a maior parte dos vereadores negou que tenha participado da dispensa de servidores que deram lugar a outros indicados, especialmente daqueles que trabalhavam há vários anos nas referidas unidades. Vale destacar que mesmo sem serem concursados, alguns destes servidores estavam às vésperas de se aposentar nas funções.

 

Durante sua fala, uma das professoras que representou o grupo, a educadora Selma Barbosa, apresentou ainda 7 ex-servidores que também estavam presentes e tiveram seus contratos finalizados na unidade de ensino em que ela atua, a Escola Estadual Raimundo Alencar Leão. A educadora também leu um manifesto público elaborado em conjunto com a comunidade escolar, onde todos pedem que a Casa de Leis não compactue com esta prática ultrapassada.

 

Foto: Guaraí Notícias

Professora Selma Barbosa leu um manifesto público feito pela comunidade da unidade de ensino em que atua, onde 7 servidores foram dispensados e substituídos.

 

Integra do manifesto público da Escola Estadual Raimundo Alencar Leão: