Em novo decreto publicado na noite desta sexta-feira (22/05), o Governo do Estado decidiu NÃO prorrogar o “lockdown”, ou seja, o isolamento total das populações de 35 municípios do Tocantins, incluindo Guaraí. A medida entrou em vigor no último dia 16/05 e termina às 18h deste sábado (23/05).

 

Apesar disso, o Governo do Estado recomendou neste novo decreto que os prefeitos adotem medidas para manter o chamado Distanciamento Social Ampliado (DSA) como forma de reduzir o número de casos do novo coronavírus (Covid-19), decisão que agora cabe os gestores municipais adotarem ou não.

 

Em reunião por videoconferência realizada nesta última quarta-feira (20/05), o comitê misto de enfrentamento à Covid-19 de Guaraí havia recomendado que o lockdown não fosse prorrogado. A decisão ainda reforçava a necessidade de Guaraí manter todas as medidas de prevenção que vinham sendo adotadas.

 

Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES/TO), o Tocantins soma 2.205 casos confirmados de Covid-19, sendo que 70% deles são registrados no Norte do Estado. Até o momento foram contabilizados 49 óbitos, além de 109 internações e 478 pacientes recuperados.