As atividades educacionais na forma presencial permanecerão suspensas em todo o Tocantins até dia 30/06, como medida preventiva a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). A suspensão das aulas na forma presencial abrange tanto as instituições da rede pública quanto da rede privada, desde a educação básica até o ensino superior, ou seja, em todos os níveis de formação existentes.

 

O Tocantins foi um dos primeiros estados brasileiros a suspender as aulas presenciais das instituições públicas e privadas, ainda no dia 16/03. Na época, o Estado não possuía casos confirmado de Covid-19 e o Brasil contabilizava apenas 176 pessoas infectadas. Hoje o Tocantins tem quase 4 mil casos confirmados e 70 óbitos. O Brasil registra 500 mil casos, com 27,9 mil mortes.

 

“Estamos vivendo um momento sem precedentes. Um vírus muito dinâmico que requer a revisão de nossas ações quase que diariamente. Nossa preocupação maior é com a população, no sentido de evitar aglomerações para que esse vírus não se propague ainda mais, levando mais pessoas a adoecerem e aí colapsar a rede de saúde”, afirmou o governador do Tocantins, Mauro Carlesse (DEM).

 

O novo decreto também estabelece o trabalho home office, assegurado aos seguintes servidores estaduais: idosos com idade igual ou superior a 60 anos; gestantes e lactantes; aqueles que mantenham sob sua guarda criança menor de um ano de idade; portadores de doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes, hipertensão ou outras infecções que deprimam o sistema imunológico.