O delegado regional da Polícia Civil (PC) de Guaraí, Dr. Adriano Carrasco dos Santos, procurou o Guaraí Notícias na manhã desta sexta-feira (22/07), alertando que criminosos estariam usando uma foto sua com um número de telefone diferente, na intenção de aplicar golpes através do aplicativo WhatsApp.
A situação mostra a audácia dos criminosos, que não se intimidam com o fato da vítima ser um policial, lembrando que neste caso referenciado o celular não chegou a ser hackeado, já que os bandidos utilizam um novo número. Trata-se de uma prática que vem se tornando cada dia mais comum em várias regiões.
Em geral, os criminosos digitais possuem dois focos básicos nos golpes de internet: obter dados pessoais, incluindo endereços, preferências, documentos, contatos telefônicos, entre outros, que posteriormente podem ser revendidos para terceiros e ainda oferecer produtos/serviços falsos em troca de dinheiro.
A recomendação da polícia e de especialistas para quem venha ser abordado por estranhos ou até mesmo conhecidos na internet é categórica: Só repasse dinheiro e informações se tiver certeza do que está fazendo. Desconfie sempre e não forneça nada de cara. Se possível, peça opinião de terceiros ou pesquise.
Foi vítima? Registre o BO
Se você foi abordado por criminosos digitais, tendo caído ou não em golpe, é importante registrar Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia Civil para subsidiar investigações. No Tocantins, neste caso específico, o registro pode ser efetivado inclusive por meio da internet - https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.