Fortes rajadas de vento assustaram moradores de Guaraí na manhã desta segunda-feira (16/10). Os ventos também derrubaram árvores e provocaram danos em vários pontos do município. Conforme as informações do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o fenômeno teria ocorrido por influência de uma onda de calor que cobre a região há alguns dias.

 

As ondas de calor podem se formar de várias maneiras. Elas geralmente ocorrem quando um sistema quente e de alta pressão fica em uma determinada região por mais de 7 dias. O calor é capaz de persistir se não houver chuva. Além disso, a capacidade de captura de calor das cidades, conhecida como efeito da ilha de calor urbano, também pode fazer com que uma onda dure mais tempo do que o previsto.

 

Foto: Divulgação/WhatsApp

Foto mostra casa atingida pelos ventos fortes no Loteamento Jardins.

 

Em Guaraí, a ventania que rompeu o calorão, teve início às 11:20h e durou pouco mais de 20 minutos, tempo suficiente para causar diversos transtornos, como por exemplo, na Avenida Joaquim Guará, onde uma árvore foi arrancada pela raiz. Não existe Corpo de Bombeiros Militar e nem Defesa Civil no município, por isso não é possível saber com exatidão a quantidade de danos. A maior parte dos relatos conhecidos de prejuízos se deu pelas redes sociais.

 

Os ventos trouxeram ainda uma chuva fraca, que não caia na sede do município desde o último dia 03/10. Apesar de bem vinda, ela deve continuar escassa por mais alguns dias, pelo menos é o que indicam os dados do Instituto Clima Tempo. Até o momento choveu menos de 4% do previsto para o mês, mas a expectativa é de que os volumes mais consideráveis (acima de 30 milímetros) sejam registrados entre o fim de outubro e o início de novembro.