Forças de segurança, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil e equipes da Vigilância Sanitária de Guaraí, iniciaram na tarde desta segunda-feira (18/05), uma operação integrada, com o objetivo de orientar a população sobre o “lockdown”, medida decretada pela Governo do Estado e que visa restringir a circulação de pessoas e atividades não essenciais em mais de 30 municípios.

 

Em vigor desde o último sábado, 16 de maio, o “lockdown” estadual tem validade até às 18h do dia 23 de maio, podendo ser prorrogada, caso haja necessidade. O Governo do Estado justifica a medida alegando que ela é uma forma eficaz de se evitar o possível colapso da saúde pública, em virtude do crescente aumento das internações de pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19).

 

A maioria dos municípios impactados encontra-se na Região Norte do Estado, onde também se concentram a maior parte dos óbitos e casos confirmados da doença infectocontagiosa. De acordo com a Polícia Militar, esta primeira etapa de operação tem o objetivo de orientar a população. Estão previstas ainda a instalação de barreiras de fiscalização em todas as entradas e saídas da cidade.

 

Foto Divulgação/PM-TO

Primeira etapa da operação tem o objetivo de orientar a população de Guaraí.

 

Serviços essenciais podem funcionar

 

Além de restringir a circulação de pessoas, o decreto estadual que estabelece o “lockdown” em mais de 30 cidades do Tocantins define 50 atividades consideradas essenciais, ou seja, que podem ser exercidas, mesmo com o isolamento total. Neste rol são inclusos serviços bancários, postais, supermercados, farmácias, casas lotéricas, comércio de alimentos, entre outros.

 

CLIQUE AQUI e veja a íntegra do decreto estadual Nº 6.095/2020.