Listada entre os 10 municípios com maior número de registros de casos suspeitos e confirmados de Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya em todo o Tocantins, Guaraí continua em alerta para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, especialmente agora com o retorno do período chuvoso. Nesta quarta-feira (18/10), representantes de entidades que integram uma espécie de força tarefa, debateram durante uma reunião ações pontuais e permanentes com o objetivo de reduzir a incidência das doenças transmitidas pelo mosquito.

 

Dados da própria Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí mostram que somente neste ano de 2017 foram notificados no município, incluindo dados dos atendimentos realizados no Hospital Regional de Guaraí (HRG), 952 casos suspeitos de Febre Chikungunya, 579 casos suspeitos de Dengue e 265 casos suspeitos de Zika Vírus. No caso da Febre Chikungunya, que provoca consequências severas nas pessoas afetadas, 221 notificações acabaram sendo confirmadas por meio de exames laboratoriais.

 

Entre as ações debatidas na reunião, está prevista a realização de uma semana de mobilização entre 23 e 27/10. Durante esta semana devem ocorrer mobilizações em escolas, órgãos públicos e em bairros específicos de Guaraí, principalmente onde estão concentrados os registros mais consideráveis de casos suspeitos. Outra medida sugerida, e que também deve acontecer, é o mutirão de limpeza em todos os bairros da cidade, onde os moradores serão orientados a descartar entulhos posteriormente recolhidos pelo Poder Público.

 

Apesar das ações sugeridas e realizadas pela influência da força tarefa, o papel mais importante na luta contra o mosquito Aedes Aegypti continua sendo dos cidadãos. Para se ter uma dimensão do problema, somente em 2016, conforme dados do Ministério da Saúde, foram registrados em todo o país quase 1,5 milhão de casos suspeitos de Dengue, além de 214.193 casos suspeitos de Zika Vírus e 265.554 casos suspeitos de Febre Chikungunya. Quase 800 mortes foram confirmadas em função destas doenças.

 

Força tarefa contra o Aedes Aegypti em Guaraí:

 

Foto: Guaraí Notícias

Força tarefa discute regularmente ações de combate ao Aedes Aegypti.

 

Criada há dois anos, a força tarefa contra o Aedes Aegypti de Guaraí reúne representantes de órgãos municipais, estaduais e federais, incluindo secretarias, autarquias, associações, forças policiais e outras entidades parceiras. O grupo, que atua como uma espécie de conselho deliberativo, se reúne periodicamente para definir estratégias, entre elas a intensificação dos trabalhos voltados a eliminação dos focos onde o mosquito transmissor da Dengue, do Zika Vírus e da Febre Chikungunya se reproduz.