Fora da disputa de competições profissionais desde 2018, o Sport Club Guaraí (SCG), carinhosamente apelidado pelos torcedores de “Lobão”, vive um momento de “vacas magras”, sem nenhuma perspectiva de retornar a disputa de torneios oficiais. Apesar desta situação, a cidade poderá contar em breve com um estádio de 1ª Divisão, levando-se em conta é claro os padrões do Tocantins.

 

Casa do único time profissional da cidade, o Estádio Municipal Delfino Pereira Lopes, conhecido como “Delfinão”, vem passando por uma ampla reforma e ampliação, fruto de um investimento da Prefeitura de Guaraí. A obra, orçada em pouco mais de R$ 361 mil, prevê a instalação de novos refletores com tecnologia LED, alterações na fachada, lanchonete, vestiários, entre outros espaços.

 

O recurso para a reforma e ampliação, anunciado em janeiro de 2018, ano em que o Lobão participou pela última vez da 2ª Divisão, é fruto de um convênio firmado com o Ministério do Esporte, órgão do Governo Federal. O recurso foi empenhado, graças a uma emenda inserida no orçamento público pela deputada federal Dulce Miranda (MDB), esposa do ex-governador Marcelo Miranda.

 

O Estádio Delfinão

 

Situado às margens da Avenida Fortaleza, o Estádio Delfinão tem capacidade para abrigar até 3.500 torcedores e foi inaugurado na década de 1980, durante o primeiro governo do ex-prefeito Carlos da Silveira Bueno, “Carlitão”. O nome da praça esportiva, considerada uma das mais importantes da região, é uma homenagem a um importante jogador local da época, que faleceu ainda jovem.