Fiscais de trânsito que atuam em várias cidades do Tocantins, incluindo Guaraí, pregaram faixas de protesto nas proximidades das unidades pertencentes ao Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (DETRAN/TO), cobrando alguns direitos adquiridos pela categoria e que não estariam sendo cumpridos.

 

Os profissionais exigem a criação de uma escala de trabalho, além do pagamento da gratificação por periculosidade e o ressarcimento de despesas com deslocamento, conhecido pela sigla REDAFT, já que eles afirmam realizar muitas viagens para fora do domicílio durante o exercício de suas atividades.

 

Foto: Divulgação/WhatsApp

Faixas com as reivindicações fixadas nas proximidades da CIRETRAN de Guaraí.

 

As reivindicações já seriam de conhecimento das autoridades competentes há pelo menos 7 anos e também foram reforçadas há cerca de 6 meses em ofício encaminhado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais (SISEPE/TO), mas que até o momento, segundo alegam os manifestantes, não foi respondido.

 

Além de Guaraí, os protestos ocorrem em Araguaína, Araguatins, Arraias, Augustinópolis, Colinas do Tocantins, Combinado, Cristalândia, Gurupi, Itacajá, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso e Porto Nacional. O DETRAN/TO ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação. O espaço segue aberto.