A redação do Guaraí Notícias tem recebido vários relatos de moradores que estão percebendo uma situação inusitada acontecendo no município ultimamente. Trata-se do furto de fios de cobre, com até 1,5m de comprimento, utilizados no aterramento de padrões de energia em empresas e residências.

 

A situação chegou a ser relatada por um morador da região central da cidade recentemente. Ele gravou um vídeo, repercutido por alguns grupos de WhatsApp e outras redes sociais, mostrando várias residências e empresas situadas na Avenida Bernardo Sayão, que estavam sendo alvo deste tipo de prática.

 

 

 

Depois disso, outras denúncias começaram a chegar até a redação do site, uma delas nesta terça-feira (17/03). Questionada por meio de sua assessoria, a Energisa informou que não tinha conhecimento de tal situação e orientou que os clientes acionem a empresa através dos canais de atendimento existentes.

 

A principal suspeita é que os autores desta prática criminosa estejam revendendo os fios para recicladores. Diante dos fatos, o Guaraí Notícias orienta que todas as vítimas, além de entrar em contato com a concessionária Energisa, também procurem a Polícia Civil para registrar Boletim de Ocorrência.

 

Qual a utilidade deste fio?

 

A grosso modo, a principal função deste fio de cobre usado no aterramento é o de fazer a ligação do neutro com uma haste de cobre fincada no solo, garantindo o “equilíbrio” da corrente elétrica, evitando ainda que, por exemplo, raios e outras descargas elétricas invadam sua residência e a própria rede de um modo geral.