A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Tocantins (Fecomércio), juntamente com todas as suas representações sindicais, sugeriu a adoção de ações por parte do Governo do Estado e de algumas prefeituras do Tocantins, incluindo a de Guaraí, para que a classe empresarial possa minimizar os impactos negativos gerados pela pandemia do novo coronavírus.

 

Dentre as medidas sugeridas está a reabertura das fronteiras para caminhões de carga e transportadoras, a autorização para funcionamento de atacadistas e distribuidores que fornecem suprimentos para empresas que não estão proibidas de abrir, além da reabertura de todos os comércios naqueles municípios onde não existem casos confirmados de Covid-19 registrados nos últimos 5 dias.

 

A entidade ainda solicita a suspensão do pagamento do IPTU, a prorrogação do ICMS e ISS nos moldes que foram adotados pelo Governo Federal para o Simples Nacional, a suspensão das inscrições estaduais das empresas com débitos de ICMS contraídos no período entre março de 2019 e março de 2020, bem como a suspensão da inserção em dívida ativa e protestos por 120 dias.

 

“Nós ainda não sabemos como será a reação da economia a longo prazo, mas já estamos sentindo na pele a recessão e a preocupação dos empresários com relação às suas empresas e a folha de pagamento. Estamos pleiteando estas medidas na intenção de tentar minimizar um pouco os impactos econômicos”, destaca Domingos Tavares, presidente interino do Sistema Fecomércio.

 

Obs.: Além da Prefeitura de Guaraí e do Governo do Estado, a sugestão da Fecomércio foi encaminhada para prefeitos das cidades de Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso, Colinas, Araguatins e Augustinópolis.