Fernando Coelho Nunes, de 42 anos, filho mais velho da prefeita Fátima Coelho (União Brasil), teve a sua nomeação confirmada como secretário de Articulação Institucional e Desenvolvimento em Guaraí nesta quinta-feira, 20 de fevereiro. Oriundo do ramo empresarial e acostumado a fazer negócios com o setor público, o novo gestor fala três idiomas e já morou na Europa por quase 10 anos.
Imediatamente após a nomeação, uma denúncia anônima de nepotismo foi protocolada no Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE/TO), alegando que, pelo fato de Fernando ter parentesco direto com a gestora, não poderia assumir a função, porém já existem precedentes julgados, inclusive pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que permitem esta escolha de caráter político.
Procurado, o novo secretário garante ter todas as qualificações necessárias para a função e acredita que vai desempenhar um bom papel. Vale destacar que a nomeação dele já vinha sendo cogitada desde o primeiro mandato de sua mãe (2020/2024) e antes de aceitar o desafio, ele era uma figura muito presente no círculo de decisões da administração municipal, tendo papel de conselheiro.
Principais funções da pasta
A pasta do novo gestor está vinculada ao Gabinete da Prefeita. Entre as funções do cargo estão: promover a articulação entre os diversos órgãos da administração municipal e instituições externas, elaborar/supervisionar planos de parcerias e investimentos, além de assessorar e prestar apoio a gestora na condução de demandas políticas/administrativas.
Primeiro desafio do gestor
Não restam dúvidas que o primeiro grande desafio do novo gestor será o de se manter no cargo. Superada a avaliação legal de sua investidura, já que o MPE/TO foi provocado e deve exarar uma opinião, fica mais do que claro que ele será o braço direito de sua mãe, que em várias oportunidades distintas, inclusive durante a campanha eleitoral, demonstrou ter muita confiança no filho.
Todas as secretarias municipais
Gabinete da Prefeita
Marcela Oliveira Martins
Articulação Institucional e Desenvolvimento
Fernando Coelho Nunes
Saúde
Wellington Souza (Weltinho)
Educação e Cultura
Sebastião Mendes
Ação Social
Simonya Mariano
Administração e Planejamento
Marivânia Santiago
Obras e Infraestrutura
Nildo Sales (Pingo)
Esporte, Juventude e Turismo
Walter Medeiros
Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Pedro Brito
Mulher, Habitação e Regularização Fundiária
Madalena Martins
Finanças e Desenvolvimento
Riavan Santana
Obs.: O Controle Interno é comandado por Katia Alves da Silva