Famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação de Guaraí poderão ter acesso a alimentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s), incluindo máscaras, graças a um convênio Federal. Segundo o termo de aceite, serão destinados cerca de R$ 126 mil para o município, que se encontra em situação de emergência, devido ao novo coronavírus (Covid-19).

 

Os recursos emergenciais estão sendo direcionados pelo Ministério da Cidadania do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social e da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social. Segundo dados do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Guaraí, existem mais de 660 famílias que necessitam deste suporte, 150 delas consideradas prioritárias.

 

Conforme a Portaria Federal Nº 369, editada em 29 de abril e publicada no dia seguinte, o recurso emergencial tem como finalidade aumentar a capacidade de resposta do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no atendimento às famílias e aos indivíduos que estejam em situação de vulnerabilidade e risco social provocados pelos efeitos econômicos e sociais gerados pela Covid-19.

 

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social e Habitação de Guaraí, Maria José Ferreira Curcino, o valor total aprovado será repassado em duas parcelas nos próximos meses, sendo aplicado em ações voltadas para o atendimento das famílias já assistidas pela pasta. O valor de referência para a aquisição dos EPI´s e dos alimentos por família atendida é de R$ 290,00.

 

Obs.: Mais informações podem ser obtidas no CRAS de Guaraí: (63) 3464-4849.