Cerca de 40 famílias que residem na região da Beira do Rio em Guaraí assinaram na manhã desta terça-feira, 06 de maio, contratos que preveem a construção de moradias. As obras serão subsidiadas com recursos do Governo Federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida Rural (MCMV-R). A cerimônia que oficializou o acordo foi realizada no Centro de Eventos “Saboião”.
Conforme prevê o contrato, a Caixa Econômica Federal (CEF) será o banco financiador do investimento. Os projetos foram elaborados pela Associação dos Trabalhadores na Habitação e Agricultura Familiar do Tocantins (ASSOHTRATO), entidade ligada ao Movimento Casa, Terra, Trabalho e Liberdade (MCTTL). A iniciativa vinha sendo articulada há mais de dois anos.
O valor da subvenção é de R$ 75 mil por unidade habitacional, quase todo este valor custeado pelo Governo Federal. Os beneficiários arcam com apenas R$ 750,00 (1% do valor total), porém famílias que recebem o Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC) são isentas. A expectativa é de que as obras iniciem nos próximos meses. Cada imóvel terá até 50 metro quadrados.
A maioria das famílias beneficiadas são de baixa renda e sobrevivem, em geral, da agricultura familiar. Grande parte reside em imóveis que ainda possuem telhado de palha e paredes de barro. As condições precárias afetam diretamente a saúde e a segurança dessas pessoas. O projeto representa a chance de acesso a moradias dignas e seguras, com infraestrutura mínima garantida.