Na última sexta-feira, 02 de maio, a Prefeitura de Guaraí publicou em seu site oficial uma nota informando à população que está ciente da recorrência de lâmpadas de iluminação pública queimadas em diferentes pontos do perímetro urbano local. O comunicado reconhece ainda que a falha tem afetado diversos bairros, comprometendo a segurança de moradores durante o período noturno.

 

Segundo a nota, uma análise detalhada promovida com suporte da equipe técnica de eletricistas e engenheiros do município revelou que o problema se deve a defeitos que seriam de fábrica nas lâmpadas adquiridas recentemente. Diante do diagnóstico, a administração municipal garantiu ter tomado as providências para corrigir a situação e evitar que o problema se prolongue.

 

Ainda conforme a publicação, a Prefeitura realizou, nesta última semana, a solicitação de garantia junto à empresa fornecedora, com o objetivo de devolver o material defeituoso e iniciar a substituição das lâmpadas o mais rápido possível. Também está prevista uma averiguação técnica mais aprofundada, em parceria com a fabricante, para apurar a situação e prevenir novas ocorrências.

 

População vem cobrando

 

Um levantamento do Guaraí Notícias, com base em postagens no Instagram, divulgado no fim de março, mostrou que as cobranças por manutenção da iluminação pública estão entre as mais recorrentes compartilhadas pelos cidadãos. Após a repercussão deste conteúdo, o município chegou publicar um cronograma de manutenção, mas isso acabou não tendo continuidade em abril.

 

Sobre a iluminação pública

 

Vale ressaltar que a manutenção dos pontos de iluminação pública costuma ser de responsabilidade dos municípios e não das empresas concessionárias que fornecem energia elétrica. No caso de Guaraí, o consumidor inclusive paga pela substituição de lâmpadas danificadas, valor este que é tarifado mensalmente na conta de energia elétrica, sendo regulamentado por leis em vigor desde 1983.

 

Lei Municipal 03/83 – Institui a Taxa de Iluminação Pública em Guaraí.

Lei Municipal 18/96 – Cria o serviço de iluminação pública em Guaraí.