Falhas no linhão de transmissão da Usina de Belo Monte, situada na região sudoeste do Estado do Pará, provocaram um grande apagão elétrico em 13 estados brasileiros na tarde desta quarta-feira (21/03), incluindo o Tocantins. O problema teria sido causado por uma perda de carga, deixando milhares de municípios, do Norte e Nordeste sem eletricidade por quase duas horas.

 

De acordo com as informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável por gerenciar e fiscalizar a entrega de energia em todo o território nacional, a falha teve início às 15h48min. O linhão afetado passa por 65 municípios entre os estados do Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais, promovendo a interligação entre os sistemas do Centro-Sul e Norte-Nordeste.

 

As causas do desligamento ainda estão sendo investigadas, mas a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) havia solicitado recentemente informações da concessionária Norte Energia, que administra a Usina de Belo Monte, questionando problemas que poderiam afetar a distribuição de energia, já que não existem linhas suficientes para atender a demanda atual de produção.

 

O efeito dominó na queda de energia ocorreu pelo fato da rede de Belo Monte estar conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que interliga todos os estados do país, com exceção de Roraima, o único que está fora desta rede. Por causa desta queda, um esquema regional de alívio de carga entrou em operação, afetado diretamente 22,5% da carga total do sistema nacional.

 

Estados afetados pelo apagão desta quarta-feira (21/03):

 

Alagoas

Amapá

Amazonas

Bahia

Ceará

Maranhão

Pará

Paraíba

Pernambuco

Piauí

Rio Grande do Norte

Sergipe

Tocantins