A Câmara de Guaraí promoveu na noite desta segunda-feira, 31 de março, sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Durante a plenária, proposta pela vereadora Professora Rita Lopes (União Brasil), um dos momentos marcantes envolveu a fala de uma delegada da Polícia Civil do Tocantins, Drª. Cinthia Lima, que expos a realidade da violência contra a mulher.

 

A fala foi acompanhada de perto por mulheres convidadas pela Casa de Leis, além de lideranças femininas de destaque, incluindo a prefeita de Guaraí, Fátima Coelho (União Brasil) e a deputada estadual Janad Valcari (PL). Vale destacar que o evento é uma constante na Casa de Leis, apesar do parlamento contar com apenas duas representantes femininas entre os atuais 11 mandatários.

 

 

Dados alarmantes no Brasil

 

Em 2024, mais de 21 milhões de mulheres brasileiras com 16 anos ou mais sofreram algum tipo de violência. Além disso, o país registrou 1.238.208 mulheres vítimas de violência, incluindo homicídios, feminicídios (consumados ou tentados), agressões em contexto de violência doméstica, ameaças, perseguições (stalking), violência psicológica, estupros, entre outros registros.

 

Números do Tocantins

 

Ao longo de todo o ano passado, 8.547 casos de violência contra a mulher foram oficialmente registrados no Tocantins, 3,44% a mais que os 8.262 casos de 2023. Além disso, nos primeiros 7 meses de 2024, houve um aumento de 40,74% em relação aos casos de feminicídio no Estado, comparando com o mesmo período de 2023, totalizando 38 casos, dos quais 29 foram tentativas e 9 consumados.

 

Não se cale, denuncie

 

Mulheres vítimas de violência podem buscar apoio na Central de Atendimento à Mulher, por meio do telefone 180, que oferece orientação e acolhimento em todo o Brasil. No Tocantins, Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs), inclusive em Guaraí, oferecem suporte e proteção. A denúncia é um passo fundamental para romper com o ciclo de violência e assegurar direitos.

 

Vereadora Karina Sacramento

 

 

Mais cedo, a vereadora Karina Sacramento (União Brasil) promoveu uma roda de conversa no auditório da Prefeitura de Guaraí com o tema “Uma mulher deve ser duas coisas: Quem e o que ela quiser ser”. O evento contou com a participação de alunas de um colégio local, além de profissionais que atuam no município. A iniciativa buscava compartilhar experiências de vida e os desafios que cada uma das participantes encontra ao conciliar o trabalho com a família.