A Faculdade Guaraí (FAG/IESC) promoveu no início da noite desta quarta-feira (18/10), durante uma cerimônia realizada no campus sede da instituição, o lançamento oficial de sua primeira revista científica, com conteúdo 100% aberto e disponibilizado pela internet. A publicação pretende reunir estudos, pesquisas e artigos com a finalidade de difundir e estimular a geração de conhecimento.

 

Denominada “Revista Novos Desafios”, a publicação adotará práticas de seleção semelhantes as mais conceituadas revistas científicas nacionais e internacionais. A plataforma virtual escolhida pela FAG/IESC foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores canadenses (Open Journal System) e é amplamente utilizada por universidades em todo o mundo.

 

De acordo com a editora chefe da revista científica, a professora e doutora Maria Romana Friedlander, este foi apenas o primeiro passo, já que a revista só será bem sucedida se os pesquisadores de fato utilizarem a ferramenta. “Professores, pesquisadores e estudantes, publiquem suas pesquisas, o espaço será de vocês”, enfatizou a educadora.

 

Para o diretor geral da FAG/IESC, o professor e doutor Luiz Carlos Duarte Souza, a plataforma servirá como um indutor de propagação de novos conhecimentos, já que segundo ele, “boas pesquisas não faltam, apenas não há espaço suficiente para que todos tenham a oportunidade de divulgar seus estudos”, o que deve ser minimizado com o surgimento da revista.

 

Foto: Divulgação/FAG-IESC

Prof. Duarte e Prof. Romana cortando bolo para celebrar lançamento.

 

Como submeter publicações?

 

Interessados em submeter pesquisas já podem acessar o site www.novosdesafios.inf.br para obter informações. Os artigos serão recebidos até 15/04 de 2018 e a 1ª edição deve ser divulgada no mês de agosto do próximo ano. Os trabalhos devem ter no máximo 15 páginas, editados conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).