Uma mulher que vive na Índia acordou no meio da noite com uma dor muito estranha na cabeça. Além da dor e da dificuldade respiratória, ela sentia como se houvesse algo arranhando o centro de sua cabeça.

Chegando ao hospital, os médicos realizaram uma nasoendoscopia para determinar o que estava causando toda a dor e dificuldade respiratória. No início eles não viram nada de diferente, mas depois visualizaram as perninhas de algum inseto.

“Não sabíamos o que era exatamente. Parecia uma vespa ou outro inseto. Lentamente o puxamos para fora e ai conseguimos ver que era uma barata”, relembra o médico M. N. Shankar, professor da Stanley Medical College.

A barata foi puxada com um aparelho de sucção, por meio de um procedimento que durou 45 minutos. O inseto tinha 2cm de comprimento e ainda estava vivo. A barata ficou no corpo da mulher por 12 horas. Assim que foi retirada, os problemas respiratórios da paciente passaram.

“A barata estava enterrada no fundo do nariz, bem próxima do crânio, osso que divide o cérebro e a cavidade nasal”, explicou Dr. Shankar. Se a barata não fosse retirada rapidamente, ela provavelmente poderia causar uma infecção fatal para a mulher.

Apesar do caso considerado curioso, qualquer pessoa que vive em regiões habitadas por baratas pode passar por situações parecidas. Sorrateiras, elas costumam passear à noite e podem até andar sobre a cama. Todo o cuidado é pouco, garantem os especialistas.