O Instituto Nacional do Câncer (INCA), órgão ligado ao Ministério da Saúde, divulgou nesta última terça-feira (04/02), a mais recente estimativa de casos de câncer. O levantamento aponta que o Tocantins poderá ter 4,2 mil novos casos da doença em 2020, número 38% maior do que a estimativa do ano passado.

 

Deste total previsto para o Tocantins, a maior parte dos casos estimados é de melanomas (1.070), popularmente conhecidos como cânceres de pele, que afetam tantos homens como mulheres, seguido pelos cânceres de próstata (760), condição que afeta homens, em especial aqueles acima dos 40 anos.

 

O INCA aponta ainda que a prevenção é a melhor forma de garantir que estes números não se concretizem. No caso do câncer de próstata, deve-se evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólica e a má alimentação. Em relação ao câncer de pele, evitar exageros na exposição solar e usar filtro protetor.

 

Mais de 7,6 milhões de pessoas morrem por algumas das 100 variações conhecidas de câncer anualmente em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mais da metade das vítimas tem entre 30 e 69 anos. Até 2040, a OMS acredita ainda que as mortes por câncer aumentem em 81%.