Há várias décadas, muitos cientistas debatem de forma acalorada se os adoçantes artificiais fazem as pessoas ganhar peso ou não. Diferentes estudos produziram resultados com correlações bizarras entre uma tendência à obesidade e o consumo destes produtos, mas agora, uma nova pesquisa, pode indicar de fato quais são os mecanismos biológicos por trás deste fenômeno.

 

Desde a introdução dos adoçantes modernos em nossas dietas, na década de 1980, vários estudos em grande escala têm mostrado correlações positivas entre seu uso e o ganho de peso. Embora estes estudos não impliquem de maneira muito eficiente a causa e o efeito, muitos pesquisadores tentam mesmo assim encontrar maneiras de explicar esta situação inusitada.

 

Teorias que envolvem mais o comportamento humano do que propriamente a reação química, indicam, por exemplo, que pessoas que consomem adoçantes compensam seu consumo de calorias em outro lugar, normalmente comendo algo com açúcar. Há ainda aqueles que afirmem que os adoçantes confundem os processos metabólicos, induzindo as pessoas a comerem mais.

 

Ao contrário dos estudos anteriores, a nova pesquisa da Universidade George Washington nos Estados Unidos testou os efeitos de marcas famosas de adoçantes em células-tronco, concluindo que a exposição direta em tecidos adiposos causa consideráveis alterações no volume de glicose, se comparada a exposição em tecidos expostos aos açucares considerados comuns.

 

A conclusão é de que esta desregulação metabólica provocada pelo adoçante ativa mecanismos celulares para produzir mais gordura. Os cientistas viram efeitos mais aparentes em indivíduos obesos, em comparação com indivíduos de peso considerado normal. Logo, a correlação de ganho de peso é mais forte em pessoas que já possuem problema de sobrepeso.

 

Apesar da categórica afirmação, a pesquisa ainda está em seus estágios iniciais e precisa ser confirmada em uma escala mais ampla, porém, o estudo deixa os cientistas mais próximos de compreender definitivamente por que tantos pesquisadores apontam que adoçantes artificiais não contribuem para a perda de peso, agora com uma explicação mais lógica e menos bizarra.