Um grupo de estudantes do 9º ano do Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão (CERAL) realizou na tarde desta quinta-feira (26/09), uma blitz educativa em frente a unidade de ensino, situada na Avenida JK. Os alunos distribuíram copias de uma lei que oficializa mão única no trecho, cobrando a sinalização da via.

 

Aprovado em março, o projeto que cria a mão única em parte da avenida, de autoria do vereador Enival Peres (PSD), chegou a ser vetado pela Prefeitura, mas a Casa de Leis derrubou o veto. Apesar disso, o município nunca instalou placas e tampouco realizou campanhas educativas para explicar a mudança.

 

Foto: Divulgação/CERAL

Alunos do 9º ano do CERAL foram os responsáveis pela atividade educativa.

 

Na prática, a lei deveria ter entrado em vigor 45 dias após sua publicação, ocorrida em 9 de abril. A prefeitura alegou, ainda quando solicitou o veto da lei, que não possuía recursos para prover a sinalização por meio de novas placas de trânsito, além das campanhas educativas para conscientização da população.

 

De acordo com a professora que orientou a atividade, Euriana Alencar Jorge, a ideia de abordar o tema partiu dos alunos. “Esta é uma avenida muito movimentada, especialmente no fim da tarde e à noite. Seria fundamental que o trecho fosse de fato transformado em mão única”, explicou a educadora.

 

Vale destacar que além do CERAL, que possui quase 1.000 alunos matriculados, a Avenida JK é o endereço de uma instituição de ensino superior, onde estudam mais de 1.600 universitários, além da sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Guaraí, onde também estudam mais de 300 alunos.

 

Foto: Guaraí Notícias

Motoristas receberam cópias da lei que oficializa mão única no trecho, mas ainda não funciona na prática.