As redes sociais têm se tornando um campo de ampla discussão sobre as festas de carnaval que prometem reunir multidões em meio a um crescente aumento de casos de Covid-19 em 2025. Os próprios especialistas divergem nas opiniões, assim como governantes. A falta de posições claras deixa a população sem saber em quem confiar. Afinal de contas, precisamos ou não nos preocupar?

 

O fato é que não existe consenso entre quem entende do assunto e as decisões variam conforme a localidade. Enquanto alguns defendem a realização do carnaval com medidas de precaução, incluindo a mais importante delas, que é vacinação, outros alertam que, mesmo com vacinação, é preciso ser mais duro, cancelando estes eventos com o objetivo de se reduzir a circulação do vírus.

 

No caso do Tocantins, a Secretaria Estadual da Saúde (SES/TO) não emitiu nenhuma recomendação dura e tem optado apenas por orientar que as secretarias municipais reforcem as medidas de prevenção já conhecidas: vacinação, higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, manutenção de ambientes bem ventilados e uso de máscaras em caso de sintomas gripais.

 

Tem ou não risco de piorar?

 

Esta é a pergunta que não quer calar. Devemos ou não ficar preocupados? Pelo menos neste ponto, a resposta é sim, já que os casos estão aumentando de forma considerável, especialmente nas regiões Norte e Centro-Oeste. O principal risco neste momento é o surgimento de novas variantes do vírus, que podem ser mais transmissíveis e levar ao aumento de casos graves da doença.

 

Em Guaraí, evento mantido

 

Pelo menos até agora, não há nenhum indicativo de que o evento público de carnaval seja cancelado em Guaraí. A festa, que vem sendo realizada de forma regular desde 2022, acontece entre 28 de fevereiro e 03 de março, com expectativa de atrair grande público. A prefeitura do município inclusive já confirmou uma atração de renome nacional, que é a cantora Naira Azevedo.