Alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal JK em Guaraí foram premiados nesta última segunda-feira, 25 de novembro, após vencerem uma competição de soletração. O concurso possuía três fases e foi iniciado no mês de março. Além de soletrar em português, era preciso apresentar as mesmas palavras em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), linguagem oficial da comunidade surda brasileira.
Cerca de 100 alunos competiram, mas apenas quatro conquistaram as premiações – um tablet para o 1º lugar, uma caixinha de som JBL para o 2º lugar, R$ 100,00 em dinheiro para o 3º lugar e um fone de ouvidos para o 4º lugar. A competição, realizada pela primeira vez com este formato, teria sido idealizada pelas professoras Andreia Lopes Barros, Ivonete Leandra e Vitória Layra.
Vale ressaltar que 2024 foi o primeiro ano em que a LIBRAS se inseriu como disciplina optativa na grade curricular das escolas do município. A competição e os prêmios, a maioria deles doados pela própria equipe escolar, serviram de incentivo para desenvolver nos estudantes envolvidos na disputa as habilidades de leitura, escrita, ortografia, além de promover a ampliação do vocabulário.
Campeões da disputa na unidade:
1º lugar: um tablet
Isabela Maysa Araújo – 4º ano vespertino
2º lugar: caixinha de som JBL
Magno Ferreira – 5º ano vespertino
3º lugar: R$ 100,00 em dinheiro
Pedro Jorge Noronha – 5º ano matutino
4º lugar: um fone de ouvidos
Valentim Azevedo Silva – 5º ano vespertino