As fortes chuvas que tem caído em Guaraí nos últimos dias provocaram diversos transtornos. A força das águas, além de causar alagamentos na zona urbana e dificultar o acesso a comunidades da zona rural, ameaça ainda o trecho de uma rodovia estadual, a TO-431, onde uma grande erosão já se aproxima da pista.

 

Nas imagens registradas por um morador da região, é possível observar a existência de uma grande cratera ao lado da pista. As fotos foram tiradas na última quinta-feira (15/03), na altura do KM-35, próximo a ponte do córrego Água Preta. A rodovia estadual liga Guaraí até a divisa com o município de Itapiratins.

 

O morador, que preferiu não se identificar, informou que passa com frequência pelo local. “Passo por este trecho toda semana e venho observando um aumento desta cratera. Resolvi tirar estas fotos para alertar as autoridades, antes que a pista venha a ser afetada e possa causar maiores problemas”, disse o morador.

 

Foto: Divulgação

Cratera se formou com o resultado das chuvas intensas que caem na região.

 

Foto: Divulgação

AGETO informou que vai enviar uma equipe para avaliar a situação no local.

 

Importante acesso para diversas comunidades rurais, a TO-431, chamada também de “Rodovia da Beira do Rio”, por chegar justamente até uma das margens do Rio Tocantins, é o principal corredor de escoamento agrícola da região. Pelo trecho circulam boa parte da produção de grãos do município.

 

Procurado, o coordenador da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (AGETO) de Guaraí, Pedro Pires Andrade, informou que uma equipe será deslocada até o trecho, com o objetivo de avaliar o que pode ser feito. Pires não soube estipular prazos, mas garantiu que o problema será resolvido.