Representantes de Guaraí e de outros seis municípios do Tocantins assinam em Palmas nesta quarta-feira (18/09), um acordo de cooperação técnica com a organização social Comunitas. Conforme previsto, a entidade, mantida por um grupo de empresários, oferecerá conhecimento e recursos para melhorar indicadores nas áreas de segurança, saneamento e finanças públicas.

 

O trabalho será executado por meio de uma consultoria. Prefeitos das cidades selecionadas receberão apoio por um prazo de 10 meses, mas serão acompanhados até o fim de seus mandatos (2020). Além de Guaraí, assinam o acordo no Tocantins representantes dos municípios de Colinas do Tocantins, Gurupi, Miranorte, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e de Taguatinga.

 

 

Durante o período de consultoria, serão apresentadas demandas de curto, médio e longo prazos, com o objetivo principal de contribuir para a melhoria dos serviços públicos nos municípios, a partir de um modelo inovador de governança colaborativa entre os setores público, privado e sociedade civil. O trabalho será desenvolvido com o apoio de diversos parceiros, dentre eles a BRK Ambiental.

 

A iniciativa recebe o nome de “Programa Juntos” – unindo iniciativa privada, setor público e sociedade - e já vem sendo executado pela Comunitas em várias cidades do país, incluindo São Paulo-SP, Salvador-BA, Caruaru-PE e Porto Alegre-RS. Também já firmaram acordo de cooperação com a entidade os governos dos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Pará e Rio Grande do Sul.