“Arrumar um emprego”, esta é a escolha de 47,62% dos participantes de uma enquete promovida pelo site Guaraí Notícias, que questionava seus leitores sobre a principal meta para o ano de 2019. O resultado praticamente foi o mesmo de um levantamento similar efetivado no fim de 2017, onde 48,15% dos votantes também escolheram esta opção como principal meta para 2018.

 

Comprar uma casa, casar, comprar um carro, estudar mais, ter um filho e até ganhar mais dinheiro eram algumas das outras opções presentes no levantamento. Quase 15% dos participantes afirmaram que não tem qualquer tipo de meta para o ano novo ou então não preferem planejar nada, seja no levantamento realizado no fim do ano passado, assim como fim deste ano.

 

Dados do site Vitrine, um dos principais portais de empregos e concursos do Tocantins, que recebe uma média de 10 milhões de visualizações de página por ano, mostram que moradores de Guaraí de fato estão buscando novas oportunidades. “Cerca de 15% dos acessos que recebemos são de pessoas que moram em Guaraí”, explica Leonardo Maximiniano, criador da plataforma.

 

Apesar de muitos ainda não conseguirem se colocar no mercado de trabalho, as perspectivas para 2019 são animadoras, é o que revela uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que ouviu vários executivos brasileiros. Dentro de uma escala que vai de 0 a 100 pontos, os empresários brasileiros estão com o nível de confiança em 70 pontos. Há um ano este índice estava em 50 pontos.

 

Resultado da enquete de metas do Guaraí Notícias (2017):

 

 

Resultado da enquete de metas do Guaraí Notícias (2018):