Representantes de entidades rurais e lideranças de comunidades ligadas a Agricultura Familiar de 25 municípios da região se reuniram em Guaraí na manhã deste sábado (07/10), para um evento que debateu o futuro e as necessidades atuais do setor. As discussões aconteceram na Feira Coberta do município, onde os participantes do evento foram recepcionados e convidados a participar de palestras e outras atividades programadas.

 

Entre as lideranças presentes no encontro regional estavam prefeitos, vereadores, presidentes de associações, secretários municipais e o presidente da Federação das Associações e Entidades Rurais do Tocantins (FAERTO), o agricultor Pereira Lima. Acompanhado da prefeita Professora Lires Ferneda (PSDB), anfitriã e parceira na realização do encontro, estavam ainda o senador Ataídes Oliveira (PSDB) e o deputado estadual Olyntho Neto (PSDB).

 

Durante encontro, Pereira Lima fez questão de reforçar em sua fala a grande necessidade de se criar condições para que o produtor rural da agricultura familiar possa trabalhar em sua propriedade. “Precisamos separar o grande produtor do agricultor familiar, principalmente na questão do apoio. Os grandes possuem mais condições de investir em tecnologia, mas quem de fato precisa do Estado são os pequenos”, destacou o representante.

 

Durante o evento foram realizadas ainda palestras com temas que envolvem acesso a crédito bancário por meio de linhas especiais, mudanças climáticas e seus impactos na agricultura familiar, titulação de terras, direito agrário, aposentadoria rural e associativismo. Técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e do Instituto de Desenvolvimento Rural Do Tocantins (RURALTINS) também participaram das discussões.

 

Foto: Guaraí Notícias

Lideranças políticas e sindicais presentes no evento realizado em Guaraí.

 

Foto: Guaraí Notícias

Representantes de 25 municipios se reuniram em Guaraí para as discussões.

 

Foto: Guaraí Notícias

Evento debateu o futuro e as necessidades atuais da agricultura familiar.