A chuva registrada em Guaraí na manhã deste sábado (10/10), após vários dias com temperaturas elevadas, trouxe alívio para os moradores do município. Empurrada pelos ventos, a água que caiu dos céus ainda não ameniza a secura acumulada nos últimos meses, mesmo assim foi comemorada com muita alegria.

 

As previsões meteorológicas indicam que novas pancadas devem ser registradas nos próximos dias, apesar disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) aponta que as temperaturas continuarão altas, principalmente na região Norte do Tocantins, que ainda sofre influências de uma onda de calor recorde.

 

Pelas redes sociais, muitos moradores demostraram gratidão pela chuva. Houve ainda alguns pequenos estragos causados pelo vento que antecedeu a precipitação, mas aparentemente nada grave. Como Guaraí não possui Defesa Civil e nem Corpo de Bombeiros, também não há registros oficiais destes fatos.

 

Vale destacar que esta não foi a primeira chuva registrada em Guaraí nos últimos meses, mas o volume é o maior desde junho, passando dos 8 milímetros, que equivale a 8 litros de água por metro quadrado. A expectativa é de que as chuvas mais intensas comecem a cair entre o fim de outubro e o início de novembro.