Em nota divulgada na tarde deste sábado (16/05), a Prefeitura de Guaraí, por meio de sua assessoria de comunicação, esclareceu ter “recebido com surpresa” decisão do Governo do Tocantins de decretar “lockdown”, ou seja, isolamento total da população do município. A medida, que vale até às 18h de 23/05, foi determinada como alternativa ao enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19).

 

Apesar de não ter discutido com o Governo do Estado os termos relativos ao decreto estadual, que inclusive já se encontra em vigor, o Poder Executivo de Guaraí esclareceu que seguirá, na medida do possível, as determinações ora impostas para o enfrentamento da pandemia. Ainda conforme explica a nota, não haverá a publicação de um novo Decreto Municipal durante esta semana.

 

“Em Guaraí não existe contaminação comunitária, a cidade não faz parte da região do Bico do Papagaio. Dentre os 15 casos registrados no município, as investigações apontaram a origem da transmissão. A Prefeitura de Guaraí acredita que é possível manter o equilíbrio, cuidando da saúde pública, com as medidas protetivas, e da saúde financeira, sem radicalismo e agravamentos”.

 

O “lockdown” anunciado no dia anterior (15/05) visa suspender atividades consideradas não essenciais em 34 cidades do Estado, além de Guaraí, restringindo a circulação de pessoas que não tenham motivos plausíveis para sair de casa. O Governo justifica que a medida, apesar de dura, é necessária para evitar um colapso do sistema de público de saúde, por conta da Covid-19.

 

CLIQUE AQUI e veja a íntegra do decreto (versão atualizada).