A Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, lançou nesta quinta-feira (21/02), o edital que define as regras para a eleição dos diretores que comandarão as escolas municipais da cidade entre abril de 2019 e abril de 2021. O processo eleitoral foi lançado em meio a uma crise entre educadores e gestão, que pode inclusive resultar em greve da categoria.

 

Instituída em 2011, a eleição para escolha de diretores das escolas municipais de Guaraí é realizada por meio de um processo dividido em três etapas, incluindo a fase de inscrição, avaliação de conhecimentos e a eleição propriamente dita. Alunos, servidores das escolas e pais/responsáveis participam da escolha, realizada sempre por votação secreta, servindo de modelo para toda a região.

 

Conforme o edital, as inscrições dos candidatos interessados estarão abertas entre os dias 26 de fevereiro e 08 de março deste ano na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A eleição, com participação de toda a comunidade escolar, está marcada para acontecer no dia 28 de março, das 7:30h da manhã às 16:30h e a posse dos escolhidos efetivada no dia 05 de abril.

 

“Operação Tartaruga” começa dia 25/02:

 

Foto: Divulgação/SINTET

Em "estado de greve", educadores municipais de Guaraí iniciam dia 25/02 a "Operação Tartaruga", liberando alunos mais cedo.

 

Como as negociações entre educadores e gestão continuam travadas, ou seja, sem avanços, na próxima segunda-feira (25/02), serão iniciadas as ações da “Operação Tartaruga”, que prevê a liberação dos alunos 1 hora mais cedo das aulas em cada um dos turnos (matutino e vespertino). A medida foi uma deliberação decidida em assembleia geral, realizada no dia 15 de fevereiro.

 

A categoria, que se encontra em “estado de greve” desde o fim de janeiro, pede que o piso salarial e o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), instituído em 2016, sejam cumpridos conforme determinam as legislações específicas. Além disso, reivindicam também o pagamento de retroativos da data-base (correção anual de salário), que não teriam sido pagos em 2017.

 

Atuais diretores das escolas municipais de Guaraí, empossados em 2017:

 

1 - Maria Vitória Bastos da Costa - Escola Municipal JK (nomeada);

2 - Clarislene Alves de Lima - Escola Municipal Professora Maria do Socorro Coelho Silva (nomeada);

3 - Genisi Genífera Schneider - Escola Municipal Luiz de Camões (nomeada);

4 - Ari Ventura Gonçalves Cardoso - Escola Municipal Núcleo São Miguel (Canto da Vazante) (reeleito);

5 - Francisco Marcos Alves de Oliveira - Escola Municipal Núcleo Euclides da Cunha (Beira do Rio) (nomeado);

6 - Maria Aparecida do Carmo Oliveira - Escola Municipal Sossego da Mamãe (eleita);

7 - Eliene Campos de Sousa - Centro Municipal de Educação Infantil Aquarela (nomeada);

8 - Heby Valença Brito Brasil - Escola Municipal Leôncio de Sousa Miranda (nomeada).