Está em análise na Câmara de Vereadores desde a última segunda-feira (24/06), uma proposta que regulamenta o controle populacional de cães e gatos domésticos em Guaraí. De acordo com o texto, apresentado pelo vereador e presidente da Casa de Leis, Saboinha Jr (PV), a ideia é a de implementar, entre outros aspectos gerais, um sistema que inclui a castração destes animais.

 

Conforme a proposta de lei, além de definir critérios e métodos para o controle das populações de cães e gatos, especialmente aqueles abandonados, a proposta cria um sistema de proteção permanente, proporcionando como consequência um ambiente mais saudável para os próprios seres humanos, já que estes animais são vetores potenciais de várias doenças, incluindo a raiva.

 

Foto: Arquivo/Guaraí Notícias

 

O texto foi apresentado pelo vereador e presidente da Casa de Leis, Saboinha Jr.

 

Conforme dados apresentados na própria justificativa do projeto de lei, entre os anos de 2016 e 2018 foram recolhidos mais de 2.800 gatos e 10.500 cães em Guaraí. Todos estes animais, sadios ou não, foram encaminhados para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que atualmente não realiza o processo de castração, além de não ser o local ideal para abrigar tais espécies.

 

O projeto de lei também prevê a criação de uma unidade móvel que percorrerá bairros de Guaraí para oferecer regularmente o serviço de castração e vacinação, além da proibição da eutanásia de animais considerados saudáveis ou com doenças tratáveis, incluindo ainda a aplicação de multas para quem for flagrado abandonando cães e gatos em locais públicos ou privados do município.

 

CLIQUE AQUI e veja a integra do projeto de lei sobre o tema.