Em 142 endereços de Guaraí visitados pelos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), moradores se recusaram a responder o questionário do Censo. A coleta de dados encerra no dia 10/02 e quem insistir em não contribuir pode pagar multa fixada em 10 salários-mínimos.

 

O questionário básico do Censo leva cerca de 5 minutos para ser preenchido. Já o questionário ampliado, com mais perguntas, precisa de pelo menos 15 minutos para ser finalizado. Vale ressaltar que o modelo a ser respondido é definido por sorteio aleatório, ou seja, essa definição não ocorre por escolha do entrevistado.

 

Como responder ao Censo

 

Se você mora em Guaraí e ainda não respondeu ao Censo, existe uma última chance para não ficar de fora deste fundamental levantamento. Entre em contato com o Celular/WhatsApp (63) 9 9137-5125 ou procure o Posto de Coleta do IBGE na Rua Antônio Miranda Filho - atual prédio do CRAS (Setor Aeroporto II).

 

Balanço do Censo (até 25/12)

 

Em Guaraí, conforme dados atualizados pelo IBGE até 25/12 do ano passado, o quantitativo estimado de residentes deve fechar em 26.444 habitantes, restando ainda poucos endereços para serem visitados. Havia uma expectativa de que a população passasse dos 30 mil habitantes, mas isso deve não se confirmar.

 

A importância do Censo

 

O Censo atual, iniciado com dois anos de atraso devido a pandemia Covid-19, é a única pesquisa em âmbito nacional que visita todos os domicílios, sendo fundamental para que governos e a iniciativa privada planejem investimentos. Trata-se do levantamento mais amplo sobre a realidade do povo brasileiro.