O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Guaraí promoveu na manhã desta sexta-feira (10/01), a posse dos novos conselheiros tutelares do município, eleitos em outubro passado. A cerimônia foi realizada na Câmara de Vereadores e contou com a presença de diversas autoridades públicas e representantes de entidades da sociedade organizada.

 

Instituídos pelo Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA), os conselhos tutelares atuam em todos os municípios brasileiros no combate a negligência, violência física, psicológica, exploração sexual e qualquer forma de violação dos direitos de crianças e adolescentes. A remuneração inicial para a função em Guaraí é de R$ 2.495,00 e o mandato tem duração de 4 anos -  de 2020 a 2024.

 

O pleito que elegeu os novos conselheiros tutelares de Guaraí contou com a participação de 2.156 eleitores, o que equivale a 13,6% do total de votantes aptos do município na época (15.849 eleitores). Foi a 1ª vez em que o processo contou com urnas eletrônicas, distribuídas em três locais de votação espalhados pela cidade, lembrando que a participação do eleitor não era obrigatória.

 

Foto: Divulgação/Thiago Barros

Posse dos novos conselheiros tutelares de Guaraí realizada na Cãmara de Vereadores.

 

Novos conselheiros tutelares de Guaraí (mandato de 2020 a 2024):

 

Titulares:

Antônio Erisvaldo Silva (Ceará do Polliana)

Luanna Jéssica Lima Leão (reeleita)

Matheus Felipe Lopes Santos

Maria de Fátima Sousa

Carmem Lúcia Gomes Bezerra (reeleita)

 

Suplentes:

1º Suplente: Vanilson Rodrigues da Rocha

2º Suplente: Amanda de Jesus da Luz Benicio

3º Suplente: Silvia Pereira da Silva

4º Suplente: Alex Rodrigues de Almeida

5º Suplente: Italmar Moreira de Souza