O governador interino e ex-presidente da Assembleia legislativa do Tocantins (AL/TO), deputado estadual Mauro Carlesse (PHS), foi empossado na manhã desta segunda-feira (09/07), durante cerimônia realizada na própria Casa de Leis estadual, como o novo governador eleito do Tocantins, juntamente com o seu vice, o também deputado estadual Wanderley Barbosa (PHS).

 

Carlesse e Barbosa foram eleitos no último dia 24 de junho, após vencerem o 2º turno de uma eleição suplementar, determinada pela Justiça Eleitoral em função da cassação do ex-governador Marcelo Miranda (MDB) e de sua vice, Cláudia Lelis (PV). Os dois foram acusados de cometer o crime de Caixa 2 em 2014, julgamento finalizado em 2ª instância no final de março deste ano.

 

Com a posse dos deputados, agora governador e vice, a presidência da AL/TO passa a ser ocupada pela deputada Luana Ribeiro (PSDB), primeira mulher a presidir a Casa de Leis do Tocantins. A posse do governo tampão, que possui mandato até o fim deste ano, abre ainda mais duas vagas para suplentes de deputado, cadeiras ocupadas por Solange Dualibe (PT) e Stalin Bucar (PR).

 

Marcada por um alto índice de abstenções, votos brancos e nulos, que chegaram a somar quase 52% do eleitorado, a eleição suplementar custou mais de R$ 15 milhões. Vale destacar que no dia 7 de outubro os tocantinenses voltarão as urnas para eleger 24 deputados estaduais, 8 federais, 2 senadores, além de governador, presidente e seus respectivos vices para um mandato de 4 anos.