Os educadores municipais de Guaraí se reuniram na tarde desta quinta-feira (28/02), com o objetivo de avaliar o movimento denominado “operação tartaruga”, que vinha reduzindo desde o início da semana o horário das aulas nas escolas da rede. A classe resolveu encerrar o movimento, deliberando ainda sobre o início da greve geral, que pode ser deflagrada já no dia 11/03, ou seja, após a semana do Carnaval.

 

A decisão foi tomada durante uma nova assembleia geral, promovida na sede da Escola Municipal JK e coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (SINTET). Durante a reunião, os profissionais foram orientados a encerrar a “operação tartaruga”, já que o município não deu sinais de que pretende abrir diálogo para negociar a pauta de reivindicações.

 

Foto: Guaraí Notícias

Assembleia geral da categoria foi realizada na tarde desta quinta-feira (28/02), na sede da Escola Municipal JK.

 

A categoria, que se encontra em “estado de greve” desde o fim de janeiro, pede que o piso salarial e o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), instituído em 2016, sejam cumpridos conforme determinam as legislações específicas. Além disso, reivindicam também o pagamento de retroativos da data-base (correção anual de salários), que não teriam sido pagos em 2017.

 

“Encerramos a operação tartaruga na sexta-feira (01/03). Na próxima semana não teremos atividades nas escolas até 06/03 (quarta-feira de cinzas). Além disso, vamos participar de uma formação continuada, que deve acontecer entre 07 e 08/03 (quinta e sexta-feira). Marcamos uma nova assembleia para deliberar sobre a greve, após esta semana”, explicou Iolanda Bastos, representante da categoria.

 

Iolanda também explicou que quaisquer atos ou paralizações que fossem adotadas durante esta semana do Carnaval, mesmo efetivamente não acontecendo, já que não haveria aula, poderiam implicar em corte de ponto. A representante inclusive apresentou ofícios enviados pela Prefeitura de Guaraí, onde tal possibilidade de desconto dos dias não trabalhados é tratada.