Professores brasileiros vão cruzar os braços no próximo dia 15 de maio, durante um ato de paralisação nacional contra a reforma da Previdência e contra os constantes cortes de investimento na educação pública. A ação, que deve durar apenas um dia, foi convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), com adesão de vários educadores atuantes em Guaraí.

 

A paralisação tem o objetivo de denunciar o que as entidades envolvidas no ato chamam de “retrocesso institucionalizado do governo”, que vai além da redução de direitos dos trabalhadores da educação, incluindo ainda a privatização do sistema, a desvinculação de recursos do setor, a militarização das escolas e a interferência nociva do governo no processo de ensino e aprendizagem.

 

Segundo o secretário de Assuntos Educacionais da CNTE, Gilmar Soares Ferreira, o cenário de um possível avanço da reforma da Previdência afeta drasticamente a vida dos trabalhadores e das trabalhadoras da educação. “Visualizamos um cenário de incertezas ainda maiores com a aprovação da reforma da Previdência e precisamos nos posicionar contra o desmonte”, afirma.

 

Vale lembrar que os educadores da rede municipal de Guaraí, durante assembleia geral realizada no último dia 07 de maio, suspenderam uma greve iniciada dias antes. Com a decisão, os profissionais que estavam paralisados retornaram as atividades, mas informaram que vão aderir ao ato de protesto nacional. Já os educadores da rede estadual ainda não confirmaram adesão.

 

Obs.: A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guaraí informou que as escolas da rede funcionarão em horário normal durante o período matutino e até às 15h no período vespertino do dia 15/05.