32 educadores de 24 municípios da região participam entre os dias 25, 26 e 27 de abril em Guaraí de um encontro voltado para formadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O encontro é promovido pela Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esportes (SEDUC), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT).

 

O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios, objetivando assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. O material utilizado pelos formadores é fornecido gratuitamente pelo Ministério da Educação (MEC) e visa aperfeiçoar as metodologias para que os alunos possam absorver melhor a aprendizagem.

 

Conforme a formadora regional do PNAIC em Guaraí, Professora Marilene Rodrigues Godoy Behne, além da aprendizagem, a formação reúne experiências que já vem sendo adotadas na região, contribuindo de forma positiva para a reinvenção da alfabetização. “O encontro propicia a conscientização da necessidade do fazer diferente, avaliando experiências da didática pedagógica adotadas em cada uma das localidades”, explica Marilene.

 

Além de Guaraí (sede do encontro), os 32 educadores representam os municípios de Arapoema, Bandeirantes do Tocantins, Bernardo Sayão, Colinas do Tocantins, Juarina, Itapiratins, Tupiratins, Pau D’Arco, Palmeirante, Brasilândia do Tocantins, Colméia, Itaporã do Tocantins, Pequizeiro, Couto Magalhães, Goianorte, Presidente Kennedy,  Tabocão, Pedro Afonso, Centenário, Santa Maria do Tocantins, Recursolândia, Tupirama e Itacajá.