A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) lançou o edital do Vestibular “TO Graduado” 2026/1, com a oferta de 1.240 vagas em cursos superiores na modalidade de Educação à Distância (EaD). No polo de Guaraí são 80 vagas nos cursos de Gestão Pública e Gestão do Agronegócio. As provas serão aplicadas dia 30 de novembro e o resultado divulgado até 19 de dezembro.

 

Além de Guaraí, o vestibular contempla municípios como Palmas, Araguaçu, Colinas do Tocantins e Xambioá. Os cursos ofertados incluem Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Pública e Gestão do Agronegócio, todos no turno noturno. As vagas são divididas entre ampla concorrência e sistema especial de reserva, conforme critérios previstos no edital, além de lei estadual.

 

A seleção será feita por meio de prova objetiva com 30 questões de múltipla escolha, abrangendo Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais. Cada disciplina terá peso igual na pontuação. A classificação será por ordem decrescente de nota, com critérios de desempate definidos, lembrando que o candidato que acertar menos de 20% das questões será considerado reprovado.

 

As inscrições, totalmente gratuitas, devem ser feitas no site https://www.unitins.br/ entre 18 de agosto e 23 de setembro. O candidato deve ficar atento às atualizações publicadas e documentos exigidos para matrícula, especialmente se concorrer por cotas. A instituição reforça que não haverá segunda chamada de prova, e o não comparecimento implicará eliminação.

 

CLIQUE AQUI e leia o edital do vestibular “TO Graduado”

CLIQUE AQUI para ter acesso ao cronograma da seleção

CLIQUE AQUI para acessar a página específica da seleção

 

O que é o “TO Graduado”?

 

Instituído pela Lei Estadual Nº 4.003/2022, o “TO Graduado” oferta cursos superiores de curta duração (dois ou três anos) em cidades do interior do Estado e na capital Palmas. A iniciativa busca profissionalizar cerca de 8.000 estudantes até o ano de 2027, lembrando que o primeiro vestibular aconteceu em setembro de 2022. O projeto inicialmente abrangia 12 cidades e agora contempla 15.