Com o objetivo de intensificar o enfrentamento à violência doméstica, familiar e ao feminicídio, as forças de segurança do Tocantins deflagraram a Operação “Shamar 2025”. As ações ocorrem durante todo o mês, dentro do âmbito da campanha denominada “Agosto Lilás” e incluem atividades em Guaraí, com destaque para a divulgação do “Disque 180”, além do aplicativo “Salve Mulher”.

 

“Shamar” é uma palavra hebraica que significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar”. A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), ligado ao Governo Federal e, no Tocantins, conta com ações desenvolvidas pelas polícias Civil e Militar, em parceria com as prefeituras dos 139 municípios do estado, com atividades educativas, preventivas e repressivas.

 

Em Guaraí, durante esta semana, foram promovidas palestras em escolas e universidades, além de blitzes educativas em pontos estratégicos da cidade. A operação também busca conscientizar a população sobre os canais de denúncia, incentivando as mulheres a conhecerem e utilizarem ferramentas oficiais de proteção e acolhimento mais específicas, além dos canais existentes.

 

+ sobre o “Disque 180”

 

 

A Central de Atendimento à Mulher oferece atendimento gratuito e sigiloso, 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive nos feriados. O serviço orienta sobre direitos, medidas protetivas e encaminha casos para órgãos competentes (Ministério Público e Polícia Civil). Também atende brasileiras no exterior. Em emergências, a vítima deve acionar o 190 (Polícia Militar) ou 193 (Bombeiros).

 

Aplicativo “Salve Mulher”

 

 

Desenvolvido pela Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP/TO), o aplicativo “Salve Mulher” permite solicitar medidas protetivas de urgência e fazer denúncias, inclusive anônimas. Disponível para Android, reúne informações sobre os tipos de violência — física, patrimonial, psicológica, sexual e moral — e é a única ferramenta no Brasil voltada para proteção de mulheres via celular.

 

BAIXE AQUI o aplicativo “Salve Mulher”