Mais de 2 mil universitários da Faculdade Guaraí (IESC/FAG) estão desde o último dia 23 de maio sem frequentar as aulas. Por atender não apenas Guaraí, mas também pessoas de municípios vizinhos, a instituição optou por suspender as atividades acadêmicas, mantendo apenas o setor administrativo, já que boa parte dos matriculados não consegue se deslocar por falta de combustível.

 

Nesta segunda-feira (28/05), em novo comunicado, a instituição, que possui 11 cursos superiores (Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Fisioterapia, Pedagogia e Zootecnia) disse que enquanto a paralisação continuar afetando a região, as atividades acadêmicas seguem suspensas, sem previsão de retorno.

 

A instituição informou ainda em seu site oficial (www.iescfag.edu.br) que as atividades não realizadas neste período, devem ser repostas em datas que ainda vão ser agendadas. Sendo assim, haverá necessidade de horas extras de estudo para que o calendário acadêmico seja devidamente ajustado, lembrando que o período letivo do semestre termina entre o final de junho e o início de julho.

 

Além de prejudicar estudantes, a paralisação dos caminhoneiros também afeta os professores. Muitos dos docentes residem em outras cidades e estão impossibilitados de viajar devido a falta dos combustíveis. Além da IESC/FAG, outras instituições de ensino, incluindo escolas municipais, estaduais e outras universidade também suspenderam as aulas em várias regiões do Estado.