Três detentos que fugiram da Casa de Prisão Provisória (CPP) de Guaraí foram recapturados na noite desta última terça-feira (24/03), depois de uma gigantesca operação que envolveu cerca de 100 homens e mulheres de diversas forças de segurança. Os indivíduos fizeram dois reféns e chegaram a trocar tiros com a polícia, mas se renderam após quase 5 horas de intensas negociações.

 

Os detentos dominaram um dos agentes da unidade prisional e subtraíram três armas de fogo, uma espingarda calibre 12 (não-letal), uma pistola e um fuzil. Ao saírem da unidade, os indivíduos ainda balearam a mão de um morador da cidade, durante a tentativa de roubar um veículo. A vítima foi encaminhada para atendimento e, apesar da grave lesão que sofreu, está fora de perigo.

 

Ainda durante a fuga, os detentos fizeram outro refém e subtraíram um novo veículo. Quando chegavam nas proximidades de Colméia, acessando a rodovia Estadual TO-336, eles acabaram sendo surpreendidos por policiais militares da cidade, retornando então em direção à Guaraí, onde outras equipes policiais já estavam aguardando. A partir deste momento, foram iniciadas as negociações.

 

Um negociador do próprio Sistema Prisional do Tocantins foi quem conduziu todos os trabalhos de forma brilhante, garantindo que os reféns fossem libertados e as armas devolvidas, sem que houvesse a necessidade de um único disparo. Os fugitivos exigiam ainda a presença da imprensa, para que o processo de negociação fosse finalizado. Veja mais detalhes no vídeo exclusivo abaixo.

 

Vídeo editado por Ikaro Multimídia.

 

Forças de Segurança envolvidas na operação:

 

Agentes do Sistema Penitenciário do Tocantins (SISPEN/TO)

Polícia Militar do Tocantins (PM/TO)

Polícia Civil do Tocantins (PC/TO)

Polícia Rodoviária Federal do Tocantins (PRF/TO)