O reeducando Raimundo Tavares da Silva, de 44 anos, comemorou nesta semana a conclusão do ensino médio por meio do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Ele cumpre pena na Casa de Prisão Provisória (CPP) de Guaraí.

 

Depois de tantos anos afastado sala de aula, Raimundo retomou seus estudos na escola prisional que funciona dentro da própria CPP, uma extensão do Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão. O reeducando foi inclusive homenageado em 2018 como aluno destaque, já que sempre tira notas altas, além de ser dedicado.

 

Feliz com a conquista, o detento conta que interrompeu seus estudos em 1992, mas sempre cultivou um desejo de voltar para a escola e tentar realizar o sonho de fazer um curso na área da engenharia civil.  Atualmente ele está tentando ser aprovado em vestibulares e pretende ingressar em breve no ensino superior.

 

“A história de Raimundo pode incentivar outras pessoas, mostrando que não existe idade e nem local que impeça uma transformação de vida. Esta é uma forma da escola atuar na reintegração social do reeducando”, explica Nelson José Maciel Gonçalves, diretor do Colégio Estadual Raimundo Alencar.