Um detendo de 28 anos fugiu da Unidade Penal de Guaraí, por volta das 22h desta última segunda-feira, 31 de março. Natural do Maranhão e residente de Colinas do Tocantins, o preso cumpria pena por homicídio e furto. Sua fuga surpreendeu as autoridades pelo fato dele estar há mais de um ano na ala intramuros, reservada apenados do regime fechado e que trabalham dentro do sistema prisional. Ele foi recapturado na manhã desta terça-feira, 1º de abril.

 

Forças de segurança locais e da região se mobilizaram de forma imediata em operação para tentar localizá-lo. O cerco cantou com drones de visão termal, cães farejadores e agentes especializados. O apenado teria sido localizado por equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ação também contou com suporte da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e do Corpo de Bombeiros. Com a fuga, o detento poderá perder alguns benefícios que conquistou.

 

A fuga também será alvo de uma investigação, que tem por finalidade constatar a real motivação que levou o detento a evadir da unidade prisional, bem como apurar as responsabilidades em relação ao caso. Vale destacar que o indivíduo, segundo fontes ouvidas, estaria prestes a progredir para o regime semiaberto, o que poderia acontecer ainda neste ano de 2025 e, por estar na ala intramuros, era tido como de bom comportamento, tendo a confiança dos agentes penais.

 

Sobre a alta intramuros

 

 

Inaugurada em novembro de 2024, a ala intramuros da Unidade Penal de Guaraí, que lembra muito uma pequena casa, é direcionada para presos do regime fechado que participam de formações na área profissional e trabalham durante o cumprimento de suas respectivas penas restritivas. No local normalmente ficam entre 10 e 15 apenados. Eles são chamados popularmente de “amarelinhos” dentro do sistema, por conta do uniforme que vestem nesta cor.