Centenas de pessoas acompanharam em Guaraí na manhã desta sexta-feira (07/09), feriado nacional, o desfile cívico em comemoração a Independência do Brasil. Desde 2011 o município não promovia este tipo de evento, que volta a ser realizado a partir deste ano de 2018, com o objetivo de resgatar o sentimento de patriotismo, de amor ao país e principalmente de celebração dos brasileiros.

 

“Sentimos a necessidade de resgatar valores perdidos em nossa sociedade. Não basta apenas envolver as crianças em atividades dentro das escolas, aliás, isso foi feito nos dias que antecederam esta ação. A partir deste ano decidimos levar este compromisso para ser dividido com os pais e toda a comunidade,” destacou o secretário de Educação do município, Professor Sebastião Mendes.

 

Foto: Guaraí Notícias

Alunos de escolas municipais de Guaraí fizeram bonito durante o desfile cívico.

 

Foto: Guaraí Notícias

Aluna carrega desenho de pomba branca, simbolizando pedido de paz.

 

Alunos de escolas municipais, crianças que integram projetos sociais oferecidos pelo município e entidades parceiras, como as ordens paramaçônicas Demolay e Arco-íris, Polícia Militar (PM) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) pintaram a Avenida Bernardo Sayão no centro da cidade com várias cores, especialmente nas mais tradicionais que representam as cores do país (verde e amarelo).

 

Para aqueles que pela primeira vez viram de perto um desfile cívico, a emoção não cabia dentro do corpo, mas a felicidade daqueles que já tinham alguma experiência com este momento também era muito grande. O certo é que tanto os pequeninos, assim como os adultos, aprovaram este resgate importante do patriotismo em nossa cidade e esperam que ele se repita todos os anos.

 

Foto: Guaraí Notícias

Resgate patriótico também trouxe mensagens sobre a valorização da família.

 

Foto: Guaraí Notícias

Desde 2011 Guaraí não promovia um desfile cívico pelas ruas da cidade.