A Assembleia Legislativa do Tocantins (AL/TO), por iniciativa da deputada estadual Vanda Monteiro (PSL), promoveu na tarde/noite desta última quinta-feira (17/10), uma audiência pública para debater a atuação da concessionária BRK Ambiental, empresa que atende 47 municípios do Estado, incluindo Guaraí.

 

Durante os debates, que contaram com a participação de vários representantes de entidades públicas e privadas, incluindo executivos da BRK, os deputados solicitaram mais rigor por parte das agências reguladoras e foram unânimes ao classificar como abusivos os preços praticados pela empresa no Tocantins.

 

Ao responder questionamentos, o presidente da BRK Ambiental no Tocantins, Thadeu Pinto, disse que a tarifa cobrada pelo consumo de água e o serviço de esgoto sanitário é estabelecida pela Agência Reguladora. O executivo afirmou que se houver mudança, a concessionária irá se adequar para cumpri-la.

 

Outro assunto abordado na audiência foi a cobrança da taxa de 80% do valor do consumo de água tratada para os domicílios servidos por esgoto sanitário. Os parlamentares consideram abusivo esse percentual e lembram que a AL/TO aprovou lei reduzindo para 50%, cuja eficácia foi derrubada na Justiça Estadual.

 

Assista a íntegra da audiência pública realizada na AL/TO: