Em visita à Guaraí, onde se reuniu com a prefeita Professora Lires Ferneda (PSDB) e assessores nesta última sexta-feira (13/04), a deputada federal Professora Dorinha (DEM) defendeu a instalação de um campus da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) no município. O projeto que prevê a criação da instituição tramita no Congresso Nacional desde 2016.

 

Originalmente proposto pelo Ministério da Educação, ainda no governo Dilma Rousseff (PT), o projeto de criação da nova universidade tocantinense desmembra dois campi da Universidade Federal do Tocantins (UFT), um em Araguaína e outro em Tocantinópolis, e permite a criação de mais quatro polos em Colinas do Tocantins, Filadélfia, Guaraí e Xambioá.

 

A ideia era que o projeto fosse aprovado ainda em 2017, apenas com os campi de Araguaína e Tocantinópolis, mas como a matéria foi emendada pela própria deputada Dorinha na Comissão de Educação, ampliando para mais quatro municípios a área de abrangência, a pauta acabou não avançando, especialmente pela falta de uma fonte de recursos específicos.

 

Apesar das dificuldades orçamentárias, Dorinha acredita que o projeto de criação da UFNT será aprovado ainda neste primeiro semestre. “Nossa expectativa é que o Projeto seja aprovado ainda neste primeiro semestre pelo Congresso Nacional (Câmara e Senado). Após esta aprovação, a matéria deve seguir para sanção do Presidente da República”, explicou a parlamentar.

 

Dorinha destacou ainda que a decisão de incluir Guaraí é fruto do empenho da comunidade, representada por seus vereadores e pela prefeita Lires, que estiveram em Brasília solicitando o benefício. "Tanto a prefeita Lires, assim como os vereadores da cidade, estiveram por diversas vezes em Brasília defendendo esta bandeira, que eu também apoio”, pontuou a deputada.

 

Agradecendo a visita, além do apoio da deputada, Lires enfatizou que vai propor uma audiência pública para debater com a comunidade a instalação do campus da UFNT em Guaraí. “Vamos colher sugestões da comunidade, mas acredito que se for preciso poderemos até mesmo ceder temporariamente escolas, pelo menos até à construção do campus”, disse a gestora.